Você sabe o que é OOH? Essa sigla significa Out of home, com tradução literal “fora de casa” ou “mídia exterior”. Essa é uma das principais formas de publicidade e impacta pessoas em locais públicos, de livre circulação.
No passado essa era uma das poucas formas de publicidade existentes, hoje ela se transforma através das tecnologias digitais para oferecer novas possibilidades e impactar o público de diferentes formas.
Se você deseja entender mais sobre esse termo e todas as possibilidades que esse formato de mídia oferece, aqui vai um artigo completo com diversas dicas para você experimentar.
O que é OOH?
Trata-se de qualquer tipo de mensagem ou comunicação que atinge um consumidor enquanto essa pessoa estiver fora de casa.
O principal objetivo da mídia Out of Home é alcançar pessoas durante seus trajetos por ruas, avenidas e rodovias ou em espaços públicos, como praças, shoppings, parques e exposições.
Um exemplo de mídia OOH você pode encontrar nas estações de trem e metrô de São Paulo, em intersecções comerciais próximas aos pontos de ônibus, em testeiras das coberturas de plataformas de trem, e até mesmo em escadas rolantes que funcionam 24 horas por dia, todos os dias do ano. Uma curiosidade é que o preço de exibição é calculado por horário e repetição.
As ruas da Times Square, em Nova Iorque, é um ponto turístico justamente por conta dos seus painéis luminosos que transmitem publicidade. Se essas características são capazes de tornar o lugar um ponto turístico, imagine o impacto que uma marca tem ao ser exposta em um local como esse?
Quais são os benefícios da mídia OOH?
O excelente custo-benefício certamente é uma das principais vantagens da mídia OOH. Isso porque esse formato de mídia tem um alto poder de impacto, especialmente em centros urbanos.
Imagine quantas pessoas passam por dia no mesmo local e poderão visualizar uma mídia da sua marca?
Se sua marca for estratégica quanto ao formato de mídia, ao conteúdo (copywriting de impacto, apresentação de benefícios de forma que chame atenção do leitor) e ao local escolhido, o retorno do investimento é garantido.
Alguns dos locais mais utilizados para esse tipo de mídia são:
- Aeroportos: posters, relógios e quiosques;
- Faculdades e escolas: revistas escolares, telas digitais e posters;
- Indoor: posters em banheiros e telas digitais (bares, academias, etc.);
- Vôos: capa do assento, telas digitais, as capas das revistas e as sacolinhas descartáveis;
- Shoppings: Quiosques, posters e telas digitais;
- Estádios, arenas e times: telas, marcação no campo e placas ao redor do campo;
- Eventos: promoções, amostras e demonstrações; e muitos outros.
As particularidades das pessoas que transitam pelas ruas podem variar, e isso é positivo para quando uma marca deseja atingir uma audiência ampla, como é o caso, por exemplo, de marcas de alimentos.
No caso de empresas que trabalham com produtos mais segmentados, analisar os locais onde essas mídias serão aplicadas também é uma ótima estratégia. Inserir uma mídia OOH em um evento destinado a um segmento que tem a ver com a sua marca é uma ótima estratégia para atingir pessoas com esse interesse, por exemplo.
Dessa forma, ainda que a mensagem tenha uma ampla exposição, ela pode ser desenvolvida para chamar a atenção apenas de um determinado grupo.
Dados da revista Forbes mostram que o retorno para cada dólar investido em mídia Out of Home gira em torno de US $5,97 em receita.
Ainda que a mídia OOH esteja muito ligada à massificação, ela também pode ser utilizada focando em mídias regionais. Com um bom plano de mídia é possível segmentar a campanha e encontrar lugares onde haja maior tráfego de pessoas dentro do perfil de público-alvo buscado pela marca.
Exemplos de mídia OOH
Agora que você já sabe o que é mídia OOH, vamos a alguns exemplos – com imagens – de anúncios realizados pela Crialed. A empresa é especializada em integrar tecnologias visuais digitais para entender e oferecer soluções para as necessidades dos clientes.
A Crialed atua especialmente com painéis de LED, um formato de mídia OOH que conquistou o mercado (e que está presente nos painéis digitais da Times Square!).
Outdoor LED em aeroportos, hotéis, rodoviárias e outros locais de grande circulação.
Painéis de LED no espaço comercial da empresa.
Painéis de LED em shoppings.
Totens de LED em shoppings e muitos outros espaços de grande circulação.
Painéis de LED em eventos comerciais.
Então, gostou de saber o que é OOH? Após conhecer esses benefícios, nem precisamos dizer que a mídia OOH vale a pena, não é mesmo?
A Crialed atua desde 2008 oferecendo os mais diversos produtos e soluções em LED para pequenas, médias e grandes empresas brasileiras e internacionais.
Contamos com mais de 200 colaboradores dedicados ao desenvolvimento de projetos, desde a especificação técnica, seleção dos produtos adequados, instalação, treinamento, suporte remoto ou in loco, manutenção de painéis, até a criação e gerenciamento de conteúdo.
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